sábado, 18 de julho de 2009

O ARQUITETO

PORQUE O ARQUITETO É INDISPENSÁVEL NA ELABORAÇÃO DE UMA LOJA ?

Sem dúvida alguma, abrir uma loja pode parecer muito fácil. É só comprar um espaço, ter objetos para por na virtrine, levantar as paredes e portas. Pena que os problemas só aparecem quando os pedreiros começam a martelar.
Aparentemente eram pequenos os problemas a serem enfrentados, tais como a porta que não cabia embaixo da escada, ou o estoque que era pequeno, a vitrine que não se destacava, o ar condicionado que não gelava, o quadro elétrico que não funcionava, ou a viga que não tinha espaço para a passagem da tubulação de hidráulica, ou o esquecimento da localização do balcão caixa etc... Todos esses problemas que nós nunca poderíamos imaginar que poderiam atrapalhar a inauguração da uma loja, mas que podem ocorrer se nós não temos um arquiteto capacitado para fazer isso. E essa auto confiança, ou economia, pode sair muito mais caro que se imagina.
O arquiteto vai tentar minimizar e corrigir todos esses problemas que não imaginamos encontrar e, ao mesmo tempo, dar e criar uma ambientação toda especial para a loja. O papel fundamental dele é entender como a loja deve funcionar para atrair e atender bem o cliente, e corrigir e adaptar todas as aspirações dos donos da loja e transmiti-las para o projeto.
Por isso precisamos contratar um arquiteto. Pois ele vai nos auxiliar desde a escolha do local até a escolha do mobiliário e interiores. O relacionamento com o arquiteto tem que ser um processo extremamente amigável, no qual o arquiteto é sincero com o cliente e o cliente deve dizer tudo o que ele pretende do arquiteto. E nesse relacionamento, vão existir inúmeras etapas que vão e voltam continuamente para se chegar ao melhor projeto. Além disso, há a necessidade de compatibilizar soluções técnicas, tais como estrutura, instalações elétricas, hidráulicas, telefônicas, etc...
Mas, como sempre, isso exige uma despesa. Assim, a contratação desse profissional se dá através dos seus honorários, que são proporcionais ao tamanho do projeto que você vai fazer. Esse valor é calculado sobre o valor estimado que o cliente vai gastar com a obra, baseado numa porcentagem sobre o valor da construção. Por exemplo, o projeto para um banheiro é proporcional à obra do banheiro e o projeto da loja é proporcional ao custo da construção dessa loja. Esses valores variam, conforme a tabela do Instituto de Arquitetos do Brasil, de 5 a 12% do valor da obra.* Portanto, dessa forma você, sem dúvida, vai poder inaugurar sua loja sem problemas no prazo estabelecidos.
Nota: * Para melhor conhecimento sobre o que o arquiteto deve apresentar em seu trabalho, consultar as Normas Brasileiras sobre projeto : NBR 13531 - Elaboração de projetos de edificações - Atividades Técnicas e NBR 13532 - Elaboração de projetos de edificações - Arquitetura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário