DICIONÁRIO DA CONSTRUÇÃO

Durante uma obra podem aparecer muitas duvidas, mas quando se sabe o que determinada coisa significa, fica mais fácil dialogar com o profissional e até explicar melhor o que você quer exatamente.
Aqui nessa nova pagina eu vou publicar algumas palavras e seus significados para que você entenda melhor a sua obra.

A

ABAULAR - Dar forma curva, arqueada, a uma superfície, a fim de propiciar melhor escoamento da água ou acabamento estético.

ABERTURA - Termo genérico que resume todo e qualquer rasgo na construção, seja para dar lugar a portas e janelas, seja para criar frestas ou vãos.

ABRAÇADEIRA - Peça metálica que, normalmente, segura as vigas ou tesouras do madeiramento. Também fixa peças, como tubos em paredes.

ABRASÃO - Desgaste causado nas superfícies pelo movimento de pessoas ou objetos.

ACABAMENTO - Arremate final da estrutura e dos ambientes da casa, feito com os diversos revestimentos de pisos, paredes e telhados.

ACETINADO - Todo material tratado para ter textura semelhante ao cetim.

ACESSO - Rampa, escada, corredor ou qualquer meio de entrar e sair de um ambiente, uma casa ou um terreno.

ACLIVE - Ladeira. Quando o terreno se apresenta em subida em relação a rua.

AÇO-CARBONO - Liga de aço e carbono que resulta num material leve e de grande resistência.

ADEGA - Tambem conhecida como "cava". A palavra provavelmente tem origem no termo francês "cave". Lugar especial da casa, em geral no subsolo, onde se guardam vinhos e azeites. A adega precisa ter condições climáticas controladas para melhor conservar os vinhos.

AFRESCO - Tecnica de pintura usada na Renascença italiana. Trabalha o revestimento ainda úmido de paredes e tetos, permitindo a absorção da tinta.

AGREGADO - É o material mineral (areia, brita etc.) ou industrial que entra na preparação do concreto.

AGRIMENSOR - Topógrafo. Profissional que estuda os níveis e as características do terreno para ajudar o arquiteto no seu trabalho.

AGRIMENSURA - Medição da superfície do terreno.

ALAMBRADO - É a cerca feita com fios de arame que delimita um terreno.

ALÇAPÃO - Portinhola no piso ou no forro que da acesso a porões ou sótãos.

ALÇAR - Levantar a parede, construir.

ALICERCE - Maciço de alvenaria (peça maçisa) que sustenta a construção. Base, apoio.

ALPENDRE - Cobertura suspensa por si só ou apoiada em colunas sobre portas e vãos. Geralmente, fica localizada na entrada da casa. Aos alpendres maiores da-se o nome de "varanda".

ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO - Documento emitido pela prefeitura do município onde a construção está localizada que licencia a execução da obra.

ALVENARIA - Conjunto de pedras, de tijolos ou de blocos - com argamassa ou não - que forma paredes, muros e alicerces. Quando esse conjunto sustenta a casa, ele é chamado de alvenaria estrutural. O próprio trabalho do pedreiro.

AMIANTO - Tem origem num mineral chamado asbesto e é composto de filamentos delicados, flexíveis e incombustíveis. É usado na construção de refratários, como churrasqueiras, e na composição do fibrocimento de algumas caixas-d'água.

ANDAIME - Plataforma usada para alcançar pavimentos superiores das construções.


B

BAIXO-RELEVO - Trabalho de escultura em que as figuras sobressaem muito pouco em relação a superfície que lhes serve de fundo.

BALCÃO - Elemento em balanço, na altura de pisos elevados, disposto diante de portas e janelas. É protegido com grades ou peitoril.

BALDRAME - Designação genérica dos alicerces de alvenaria. Conjunto de vigas de concreto armado que corre sobre qualquer tipo de fundação. Peças de Madeira que se apóiam nos alicerces de alvenaria e que recebem o vigamento do assoalho.

BANDEIRA - Caixilho fixo ou móvel situado na parte superior de portas e janelas. Pode ser fixo ou móvel, favorecendo a iluminação e a ventilação dos ambientes.

BARAÚNA - Madeira muito usada na construção civil e na marcenaria.

BARROCO - Estilo marcado pelo excesso de detalhes e de rebuscamentos. Historicamente, foi uma reação a austeridade do período artístico anterior, o Clássico. Na arquitetura, introduziu novas concepções de espaço, de tempo e principalmente de movimento. Assim as construções exibem um vasto número de ornatos, apliques e pingentes que parecem flutuar em fachadas e paredes. Trazido pelos portugueses, o Barroco ganhou diferentes feições no Brasil. Enquanto as construções da Bahia copiaram o modelo europeu, as obras de Minas Gerais do séc. XVIII apresentam soluções formais simplificadas, inéditas originais.

BASCULANTE - Sistema empregado em portas e janelas, onde as peças giram em torno de um eixo até atingir a posição perpendicular em relação ao batente ou a esquadria, abrindo vãos para ventilação.

BATENTE - Rebaixo onde a porta ou a janela se encaixam ao fechar.

BETONEIRA - Máquina que prepara o concreto ou mistura as argamassas.

BLOCO CERÂMICO - Elemento de vedação com medida padrão. Pode ter função estrutural ou não.

BLOCO DE CONCRETO - Elemento de dimensões padronizadas. Tem função estrutural ou decorativa.

BLOCO DE VIDRO - Elemento de vedação que ajuda a iluminar o ambiente.

BOLEADO - Acabamento abaulado no contorno da superfície de madeira, pedra, plástico ou metal.

BRITA - Pedra fragmentada.

C

CACHORRO - Peça de pedra, madeira ou concreto que sustenta que sustenta beirais, sacadas ou balcões.

CAIAR - Pintar com cal diluída em água.

CAIBRO - Peça de madeira que sustenta as ripas de telhado ou de assoalho.

CAIXILHO - Parte da esquadria que sustenta e guarnece os vidros de portas e janelas

CAL - Material indispensável ao preparo das argamassas.

CALAFETAR - Vedar fendas e pequenos buracos surgidos durante a obra.

CÁLCULO ESTRUTURAL - Cálculo que estabelece a dimensão e a capacidade de sustentação dos elementos básicos de uma estrutura.

CALEFAÇÃO - Aquecimento. Qualquer sistema criado para aquecer a casa.

CALHA - Canal. Duto de alumínio, ferro galvanizado, cobre, PVC ou latão que recebe as águas das chuvas e as levas aos coletores verticais.