quinta-feira, 16 de julho de 2009

CARPETE DE MADEIRA


Os carpetes de madeira normalmente são produzidos em compensados de jacarandá, jatobá, tauari, ipê e cerejeira imperial, espécies cujos veios apresentam grande beleza. São encontrados no mercado nas espessuras de 2,5, 4,0 e 7mm.
Para que o produto tenha uma vida útil mais longa, é recomendável a aplicação em locais onde o tráfego de pessoas é leve, como salas ou bibliotecas. O consumidor também tem a opção do tipo de desenho que será aplicado no ambiente. Porém, no caso de colocá-los em diagonal, a metragem necessária pode se elevar em até 20% em relação à aplicação em linha reta (devido ao desperdício de material que ocorre nesse tipo de aplicação, uma vez que as réguas são cortadas, resultando em pedaços inaproveitáveis). Também o aumento do tempo médio de colocação, que costuma ser de 70m² por dia, desde que o imóvel esteja completamente, faz com que o custo da mão-de-obra seja maior. Os rodapés, com opções de modelos e tamanhos, e os arremates, como as chapas, usadas para evitar empenamentos e ligar o carpete a outros pisos, normalmente não estão inclusos no preço.
Com acabamento final em verniz acetinado ou fosco, a manutenção do carpete de madeira é bem simples, bastando apenas um pano umidecido com álcool para limpá-lo e conservá-lo bonito. Porém, alguns pontos devem ser levados em consideração:
deve-se escolher bem a revenda para que não haja problemas posteriores como falta ou excesso de cola na instalação, contrapisos frágeis ou irregulares e ausência de espaço na dilatação;
os pés dos móveis devem estar protegidos com feltro para evitar riscos;
nunca se deve instalar o carpete de madeira em locais que tenha muita umidade;
também é conveniente evitar sapatos altos e finos que costumam marcar o piso;
limpar imediatamente sempre que cair líquidos;
não deve ser instalado em locais onde haja incidência direta do sol;
não colocar objetos muito pesados, como cofres, sobre o produto;
produtos químicos, como solventes e ácidos, danificam o material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário