terça-feira, 14 de julho de 2009

COMO PREPARAR A PAREDE PARA TEXTURA OU PINTURA

SELADOR OU FUNDO PREPARADOR ?
Na hora de pintar uma parede todos sabem que é preciso escolher a tinta mais adequada para a superfície. O que poucos sabem é que existem produtos indicados para serem aplicados, antes da pinturta, capazes de dar melhor acabamento final à superficie.
O selador e o fundo preparador de paredes, quando usados corretamente, podem proporcionar resultados excelentes e até economia.
Segundo William Haman, da Tintas Futura, mesmo entre os profissionais especializados existe muita dúvida na hora de escolher o produto certo que ira preparar a parede para pintura. O selador é conhecido entre os profissionais como santo milagreiro, mas pode se tornar o vilão da história. Isso porque muitos acreditam, equivocadamente, que ele pode ser utilizado, por exemplo, para " selar a umidade " ou preparar uma superfície para ser repintada. "A aplicação incorreta pode provocar o descascamento da pintura ou a calcinação da superfície e deixar o acabamento muito grosso, o chamado efeito casca de laranja ", explica William.
Na verdade, o selador tem apenas uma função: preencher as superfícies muito porosas, já que penetra e se expande proporcionando uniformidade. É indicado para reboco novo, concreto aparente, blocos de concreto e fibrocimento. A vantagem de se utilizar o selador é que, além de melhorar o acabamento, faz com que os produtos aplicados posteriormente como a massa, textura ou tinta, rendam mais. Por exemplo, sem selador um galão de tinta premium ( 3,6 litros ) cobre uma area média de 35 m² por demão. Usando o selador, é possível pintar em média 50 m² por demão. " Neste caso é economia garantida ", esclarece.
Mas William alerta que algumas lojas de tinta e pintores confundem o selador com o fundo preparador de paredes e o consumidor tem que ter este cuidado antes de aplicar o produto. O fundo preparador é recomendado para repintura, para paredes de gesso, descascadas, pintas com cal que estão esfarelando ou ainda para dar mais firmeza ao reboco fraco. O que este produto faz é fixar bem essas partículas para que a superficie fique pronta para receber a pintura. " O fundo preparador aglutina as partículas soltas, proporcionando melhor aderência da tinta. O produto pode ser indicado até mesmo antes da pintura com tinta emborrachada ", orienta William.

177 comentários:

  1. Como preparar a parede para receber pintura nova

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende como está a parede. Se for uma repintura deve-se raspar a tinta solta, fazer todas as correções necessárias com massa acrílica para área externa e massa corrida PVA para área interna, aplicar uma demão de primer fundo preparador de paredes e uma demão de selador acrílico, e aplicar a tinta de sua preferencia.
      Se for uma parede rústica aplicar duas demãos de massa PVA ou acrílica, lixando cada demão após secar, aplicar uma demão de selador acrílico e aplicar a tinta de sua preferencia.
      Boa obra !

      Excluir
    2. Eu vou dar uma textura no rolo e a perede é a da frente da casa ela já tinha sido pintadas várias vezes aí eu lixei e depois o que eu faço.

      Excluir
    3. Eu vou dar uma textura no rolo e a perede é a da frente da casa ela já tinha sido pintadas várias vezes aí eu lixei e depois o que eu faço.

      Excluir
    4. Eu vou dar uma textura no rolo e a perede é a da frente da casa ela já tinha sido pintadas várias vezes aí eu lixei e depois o que eu faço.

      Excluir
  2. Boa tarde, Luiz Gustavo.
    Primeiramente, agradeço a possibilidade de receber resposta de um bom profissional, de forma gratuita.
    O meu problema é o seguinte:
    Não sou pintora, apenas curiosa e inventei em pintar a parede do quarto do meu filho, quando tudo ocorreu.
    Comecei a retirar as fissuras existentes nas paredes com uma chave de fenda, pensando em passar massa corrida no espaço, lixar e depois pintar, só que, quando comecei a retirar as fissuras, a tinta toda soltou junto com a massa corrida de baixo da tinta, levantando todinha com muita facilidade com uma espátula, acabei tirando todo o acabamento com a espátula, só que agora não sei o que passar na parede antes da tinta final. Estou em dúvidas se passo primeiro um fundo preparador de parede, depois selador acrílico e depois massa corrida e por último a tinta, será que é esse o esquema certo?? ou posso passar a massa corrida primeiro e depois o selador acrílico e por último a tinta?? Aguardo sua resposta.
    Simone Pedroso

    ResponderExcluir
  3. Oi Simone, pelo o que deu a entender sua parede ficou totalmente ou parcialmente sem massa corrida, estando na massa fina ou outro acabamento, recomendo aplicar uma demão de fundo preparador de paredes, após a secagem aplicar uma demão de selador acrílico, após a secagem fazer as correções necessárias com massa corrida onde for necessário (em alguns locais ou na parede inteira) usar lixa 150 para massa corrida e após lixada e tirado o pó aplicar no mínimo 2 demãos de uma tinta acrilica fosca (não colocar acetinada nem toque de seda, pois mostrará qualquer imperfeição que houver na parede).
    Boa pintura !

    ResponderExcluir
  4. Luiz Gustavo,
    Muito obrigada pela resposta.
    Simone Ponce Alonso Pedroso

    ResponderExcluir
  5. ESTOU FAZENDO UM A PEQUENA REFORMA E GOSTARIA DE PINTAR NOVAMENTE MINHA CASA. ALGUNS COMODOS ESTA PINTADO COM TINTA SEMI-BRILHO E OUTRAS TINTA FOSCA. DEVO PASSAR SELADOR PIGMENTADO ACRILICO ANTES DE INICIAR A NOVA PINTURA? OU SOMENTE NAS PARTES EM QUE O REBOCO É NOVO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayse, o selador acrílico deve ser usado tanto no reboco novo quanto na pintura antiga, ele não precisa ser pigmentado, pode ser aplicado na cor branca que é a cor padrão vendida nas lojas.
      Boa pintura !

      Excluir
  6. ola meu nome é lena gostaria de saber se ha um produto para que a parede nao tenha infiltraçao do lado de dentro da casa ja que minha parede ja ta pintada mais sempre cai a massa corrida que foi passada se uma forme me endique por favor pois ha cada 6 mês tenho que remover e pintar novamente?obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lenir, retire toda pintura e toda massa corrida que estiver soltando até ficarem apenas os produtos que estiverem bem aderidos a parede, caso ainda tenha umidade deixe a área secar totalmente onde vai ser aplicado o "impermeabilizante", veja qual o produto da Otto Baugart é mais indicado para seu caso.
      Boa obra !

      Excluir
  7. sou adalberto faço pintura a cinco anos sou de peruibe pintei uma parede crua mas disse ao dono que tinha que secar totalmente a arga massa e depois aplicação da seladora acrilica e depois massa corrida ele me disse pra pintar assim mesmo fiz oque disse resolvir secar no massarico pois quando saiu uma parte vi que debaixo estava o bloco todo cheio de limo e fungos
    EU pergunto é correto passar massa corrida pva em cima da parede umida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adalberto é claro que não, a parede deve estar totalmente seca para receber massa corrida ou a pintura em si, outros detalhes na resposta a cima.
      Boa pintura !

      Excluir
  8. Meu nome é Doralice e eu gostaria de saber como faço textura vertical na metade acima da parede do meu banheiro. Ela já tem pintura antiga, reboco novo em algumas partes, massa corrida aplicada em outras e não lichadas, enfim, uma parede horrorosa.Qual material devo comprar p/fazer este trabalho?

    ResponderExcluir
  9. Oi Doralice, para fazer a divisão entre a textura na parte superior e a parte inferior deve-se colocar um roda meio de madeira, cerâmica ou outro material qualquer. Para ser aplicada a textura a área superior da parede deve ser totalmente nivelada com massa corrida e depois lixada para ficar uniforme, após aplicar uma demão de selador acrílico e posteriormente aplicar a textura de seu agrado.
    Espero que sua parede deixe de ser horrorosa rs, boa obra.

    ResponderExcluir
  10. Caro Luiz Gustavo,
    Não tenho experiencias com pintura. Porém, na garagem de casa, quero aplicar textura. As paredes da garagem possui uma pintura em bom estado. Gostaria de saber os procedimentos: "Preparação, Pós Aplicação da Textura e Aplicação".

    Grato.

    Lucas

    ResponderExcluir
  11. Lucas, estando as paredes com a pintura realmente em bom estado aconselho q vc aplique 2 produtos de preparação e posteriormente inicie a aplicação da textura, primeiro aplicar uma demão de fundo preparador de paredes, após secagem uma demão de selador acrílico e depois a aplicação da textura que estéticamente for do seu agrado. Caso não saiba como aplicar siga as instruções da embalagem ou recorra a um profissonal experiente.
    Boa textura!!!

    ResponderExcluir
  12. Luiz Gustavo como vai????
    Por favor vc poderia me ajudar nesta questão??
    A seis meses acabei de reforma meu lar. Agora que sobrou uma grana, preciso passar uma textura nas paredes, as mesmas estão no reboco grosso com algumas bem... não sei se podemos chama-las de imperfeição, após passar a desempenadeira e a secura o reboco ficou com alguns buraquinhos. Minha duvida é como tratar essas paredes para receber a textura.
    Obrigado.
    ASS. José Roberto

    ResponderExcluir
  13. Olá José Roberto, se as peredes forem em área externa vc deve aplicar antes da textura uma demão de fundo preparador de paredes e uma demão de selador acrílico, e se for área interna só uma demão de selador acrílico. Em relação a textura se for um produto mais rústico vc pode aplica-la diretamente sobre os produtos de preparação sem nenhuma correção, e se for uma textura mais fina vc deve corrigir ou nivelar toda a parede.
    Importante, caso existam grandes ondulações na parede a textura não esconderá essas imperfeições.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pela dica Luiz Gustavo. Agora já tenho um norte a seguir, essas paredes irão proporcionar diversão por um bom tempo. Abraço

    ResponderExcluir
  15. Ola Luiz Gustavo tudo bem ???
    Amigo gostaria de uma orientação sua estou abrindo uma empresa de pintura gostaria de algumas dicas como começar a pintar uma parede totalmente no reboco, sei algumas coisas já trabalhei pipntando mais com certeza de forma errada ok gostaria muito dessa dica ok valeu!

    ResponderExcluir
  16. Olá Luiz tudo bem? Eu me chamo Alex Chagas gostaria de saber se vc possui videos tipo um curso a distância para iniciantes ao que se refere a area de pintura ficaria muito grato pela oportunidade de aprender mais ok um abraço...

    ResponderExcluir
  17. Criei um novo tópico para o assunto como pintar uma parede no reboco, da uma olhadinha lá. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luiz gostaria de saber como pintar uma parede que esta ainda no reboco,desde já agradeço.

      Excluir
  18. Olá Alex tudo bem ? Infelizmente não poderei ajudar pq não tenho video de curso a distancia, esse vou ficar devendo. Valeu !

    ResponderExcluir
  19. ola Luiz, estou para aplicar gesso nas paredes aqui e nao sei como proceder pra prepara-las.
    lembrando q as mesmas ja foram pintadas com cal e tinta... num pequeno teste q fiz com gesso soltou tudo logo depois de secar rss..
    por favor me da uma dica, nao quero me arriscar a fazer todo serviço e cair tudo...
    obrigado Franz

    ResponderExcluir
  20. Ola Luiz Gustavo,meu nome é aparecida estou com a parede da sala para poder fazer textura mas porem a pintura esta um pouco descascando,para poder fazer a textura qual é o primeiro passo é lixar as paredes e depois passar o selador acrilico e depois fazer a textura. gostaria de saber se o selador independente da textura ou não tem que passar em todas as paredes. Estou aguardando resposta sua Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Oi Franz, primeiro vc tem q lixar bem as paredes para tirar todo o excesso do cal, depois passar uma vassoura de pêlo em toda a parede para tirar o pó aplicar duas demãos de fundo preparador de paredes aí sim vc pode aplicar o gesso. Boa sorte !

    ResponderExcluir
  22. Olá Aparecida, primeiro retirar toda a pintura solta, aplicar uma demão de fundo preparador de paredes em toda a área, fazer as devidas correções com massa corrida onde for necessário depois aplicar uma demão de selador acrílico em toda a área e aí sim aplicar a textura de sua preferencia. O selador deve ser aplicado independente da textura. Boa pintura !

    ResponderExcluir
  23. oi gostaria de saber se fica legal e se usa textura branca com detalhes preto e se fica legal em cozinhas

    ResponderExcluir
  24. Ola, como devo preparar um a parede externa para aplicar textura: devo lixar, qual o numero da lixa que devo usar, por favor me da o passo a passo.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  25. Oi Vanessa, sim a textura branca com detalhes pretos funciona bem em cozinhas. Lembrando que a textura não deve ser colocada na áera de fogão, mas se vc quiser, é necessário aplicar uma demão de resina acrílica.
    Boa textura !

    ResponderExcluir
  26. Olá anonimo, primeiro retirar toda a pintura solta e lixar a parede (lixa 80 para massa), aplicar uma demão de fundo preparador de paredes em toda a área, fazer as devidas correções com massa acrílica onde for necessário depois aplicar uma demão de selador acrílico em toda a área e aí sim aplicar a textura de sua preferencia. O selador deve ser aplicado independente da textura.
    Boa textura !

    ResponderExcluir
  27. Olá, meu nome é Gustavo e quero repintar uma parede externa, pintada com uma textura, com outra textura. Como preparar a parede pra receber essa nova textura?

    ResponderExcluir
  28. Caro Luiz Gustavo, boa tarde.

    Estou construindo minha casa e as paredes estão no reboco, como devo proceder nesse caso?
    O que devo usar primeiro?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  29. Olá Luiz Gustavo,
    Tenho uma parede úmida. A pintura dura menos de um ano, sempre descasca. Qual é sua orientação pra este caso? Abraço Clara Santos

    ResponderExcluir
  30. Ola Luiz estou com uma parede de gesso e quero aplicar textura, porém quando aplico a mesma, ela solta assim que passo o rolo com os detalhes, gostaria de saber qual a preparação que tenho que fazer nesta parede de gesso para eu poder aplicar textura sem que ela solte.

    ResponderExcluir
  31. Peço desculpas pela demora nas respostas mas graças a Deus estou com muito trabalho e acabei ficando sem tempo para o Blog. Vamos lá por ordem de postagem.
    Anônimo do dia 17/06/2011: se ambas as texturas forem acrílicas e a antiga estiver em bom estado, sem partes soltando, vc pode aplicar somente uma demão de selador acrílico branco e aplicar a nova textura por cima. Bom trabalho !

    ResponderExcluir
  32. Anônimo do dia 08/08/2011:
    Nas paredes internas como já foi feito o reboco vc deve aplicar massa corrida e pintura acrílica. Nas paredes externas se vc desejar pintura convencional deve aplicar massa acrílica e posteriormente pintura acrílica. Se desejar a textura pode ser aplicado selador acrílico e depois a textura de sua preferencia, lembrando que em ambos os casos os rebocos devem estar curados, secos e todas as bases de paredes devem estar impermeabilizadas. Boa obra !

    ResponderExcluir
  33. Olá Clara Santos, em primeiro lugar vc deve descobrir de onde vem a umidade e em seguida sanar o problema. Resolvido isso vc deve retirar toda a pintura descascando a parede até chegar no reboco, vc deve aplicar um impermeabilizante sobre o reboco, não só na área onde a pintura normalmente descasca mas numa área maior, e em seguida proceder com as etapas de acabamento final. Abraço e boa pintura !

    ResponderExcluir
  34. Anônimo do dia 29/10/2011:
    Em primeiro lugar o gesso deve estar seco e sem pó, em seguida vc deve aplicar uma demão de fundo preparador de paredes. Após a secagem completa aplicar uma demão de selador acrílico branco, após a secagem do produto vc pode iniciar a aplicação da textura de sua preferencia. Boa textura !

    ResponderExcluir
  35. Anônimo do dia 08/08/2011 encontrei uma resposta mais completa para sua pergunta, um post aqui mesmo no Blog, é só acessar o link abaixo.

    http://obracasaeestilo.blogspot.com/2010/12/como-pintar-uma-parede-no-reboco.html

    ResponderExcluir
  36. gostaria de saber se posso passar a massa corrida fazendo textura e depois aplicar a tinta por cima isso é possivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, possível é, mas o ideal seria uma textura acrílica pois a massa corrida é muito frágil e com o tempo ela pode soltar.
      Boa obra com boas festas.

      Excluir
  37. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  38. Luis Gustavo,
    existem tantos fabricantes de textura no mercado e na hora de comprar fico na dúvida se devo olhar só o preço, existem diferenças de qualidade? como faço p/ identificar a melhor?
    grato
    Benite

    ResponderExcluir
  39. Olá gostaria de mudar a cor da minha textura, ela esta na cor canela e eu nao gostei, será que eu poderia mudar a cor dela e qua tinta eu devo usar?

    tenho um blog se vc quiser e puder me responder em meu blog, inclusive la esta umas fotos sa sala e da pra ver a textura.

    obrigada, estou aguardando resposta.

    abços

    fatti

    ResponderExcluir
  40. Olá Benite sim existe diferença, e eu acho que não da pra olhar só o preço, é melhor vc investir um pouquinho mais pra ter um resultado mais bonito e principalmente que dure mais, eu posso te adiantar que a melhor marca de textura (é a que eu uso a muitos anos em todos os meus trabalhos) é TERRACOR !
    Abraço e boa obra !

    ResponderExcluir
  41. Olá Fatti, sim vc pode mudar a cor da textura. Como ela esta com a cor canela vc deve aplicar duas demãos de tinta acrílica branca para posteriormente aplicar uma tinta acrílica na cor de sua preferencia. Lembrando que ao pintar a textura vc vai perder parte do alto relevo já existente.
    Boa pintura !
    PS: a resposta aqui é importante para ajudar outras pessoas que tenham a mesma duvida que vc.

    ResponderExcluir
  42. Olá Luiz Gustavo, mto bacana seu blog, ótimas dicas está de parabéns!! Preciso de sua ajuda, preciso pintar um quarto, está no reboco, antigo, tem algumas correções no próprio reboco, gostaria de pintar sem uso de massa, o que você indica, como devo proceder, o q devo usar?

    obrigado, aguardo resposta.

    Helberth

    ResponderExcluir
  43. Olá Helberth obrigado pelo elogio, que bom que gostou.
    Se vc deseja fazer uma pintura convencional vc deve massear as paredes com massa corrida deixando-a lisa para receber a tinta. Caso não o faça o resultado final ficará ruim. Outra opção é aplicação de uma textura sobre o reboco após as regularizações a serem feitas, dependendo do estado do reboco vc precisará utilizar uma textura mais grossa ou mais fina com acabamento e desenho de sua escolha.
    Boa aplicação !

    ResponderExcluir
  44. Estou reformando meu apartamento. Coloquei lampadas dicroica, quando liguei as luzes, vi que as paredes então cheias de ondulações, até então não tinha percebido pois a tinta velha que está na parede camuflava. A tinta que esta na parede é a base de água. Posso passar massa corrida sobre a tinta que esta na parede? Como devo proceder nesse caso? Fico muito grata por um esclarecimento! Aguardo resposta!

    Malú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Malu, para corrigir as ondulações vc deve lixar a tinta existente com lixa fina para tirar a sujeira e gordura e deixar a parede porosa. Depois disso vc deve massear para tirar as ondulações, ato que não deve ficar bom na 1ª aplicação, vc pode usar uma gambiarra para identificar as ondulações (soquete com lâmpada acesa) e checar se o amaciamento deu resultado. Após a massa corrida ser lixada e o pó sobre a mesma retirado vc pode iniciar a pintura, com uma tinta acrílica fosca na cor de sua preferencia. Tintas acetinadas ou esmaltadas realçam todas as imperfeições das paredes. Boa sorte !

      Excluir
  45. retirei toda tinta velha da parede, agora passo um fundo...e posso pintar a parede de alvenaria com tinta oleo ou esmalte, porque percebi que tinta plastica sai quando suja a parede limpamos com pano molhado, por isso pensei na tinta oleo ou esmalte que nao sai..posso fazer isso....pois tenho repartiçoes de madeira dai compra tudo igual....aguardo sua resposta ...grata Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Regina, como já retirou a tinta velha vc deve aplicar uma demão de fundo preparador de paredes, depois uma demão de selador acrílico branco e verificar se vc deve fazer alguma regularização com massa corrida, feito as regularizações vc pode iniciar a pintura, não é preciso utilizar tinta óleo ou esmalte (ambos mostram todas as imperfeições da parede), hoje o mercado oferece tintas acrílicas laváveis que funcionam de verdade, vc deve optar por esta especificação da marca e cor de sua escolha, de preferencia uma tinta de primeira linha. Boa pintura !

      Excluir
    2. obrigada Luiz Gustavo...abraços Regina

      Excluir
  46. BOM DIA SOU DONA IEDA OLIVEIRA ..MINHA PAREDE NUNCA FOI PINTADA .E A MESMA ESTA TODA MARCADA POR VAZAMENTO DE CHUVA QUE CAIA NAS PAREDES E FICARAM MARCAS HORRIVÉIS POR DENTRO DA CASA ,ESTA COMO SE TIVESSE MOLHADA ÁS PAREDES ...QUERO SABER DE VOCÊS POR FAVOR QUAL OS PROCEDIMENTOS DE FAZER UMA PINTURA POR DENTRO E COMO TIRAR ESSAS MARCAS DE CHUVA NA PAREDE E COMO PREPARAR PARA PINTAR ..O QUE DEVO COMPRAR PARA USAR .POR FAVOR ME MANDE POR ESCRITO O QUE TENHO QUE FAZER E O QUE TENHO QUE COMPRAR PARA PINTAR E NÃO ME ARREPENDER .ESTOU MUITO TRISTE COM MINHA CASA DESSE JEITO.OBS- A CASA AGTORA TEM TELHADO GRAÇAS ADEUS JA POSSO PINTAR...ÁS PAREDES DE FORA NÃO SÃO EMBOSSADAS NÃO SO DE DENTRO ,,PODE PINTA-LAS ASSIM MEMSO ÁS DE DENTRO.. irmaieda
    @msn.com ----- bruna.esag@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dona Ieda, o ideal seria embossar as paredes de fora, e depois pintar com uma tinta acrílica para evitar que a umidade vá para dentro da casa. Como nao tem embosso do lado de fora sempre vai entrar um pouco de umidade.
      Paredes de dentro: pra começar deve lixar bem as paredes pra tirar toda a sujeira e pontos de umidade no reboco, depois deve aplicar uma demão de um produto chamado "fundo preparador de paredes", depois que secar aplique uma demão de selador acrílico (o produto é branco) e finalmente aplique duas demãos de tinta acrílica fosca assim terá um bom acabamento e as paredes respirarão evitando bolhas na pintura, me avise depois se deu certo. Espero que fique mais feliz com sua casa !

      Excluir
  47. BOM DIA SOU DONA IEDA OLIVEIRA ..MINHA PAREDE NUNCA FOI PINTADA .E A MESMA ESTA TODA MARCADA POR VAZAMENTO DE CHUVA QUE CAIA NAS PAREDES E FICARAM MARCAS HORRIVÉIS POR DENTRO DA CASA ,ESTA COMO SE TIVESSE MOLHADA ÁS PAREDES ...QUERO SABER DE VOCÊS POR FAVOR QUAL OS PROCEDIMENTOS DE FAZER UMA PINTURA POR DENTRO E COMO TIRAR ESSAS MARCAS DE CHUVA NA PAREDE E COMO PREPARAR PARA PINTAR ..O QUE DEVO COMPRAR PARA USAR .POR FAVOR ME MANDE POR ESCRITO O QUE TENHO QUE FAZER E O QUE TENHO QUE COMPRAR PARA PINTAR E NÃO ME ARREPENDER .ESTOU MUITO TRISTE COM MINHA CASA DESSE JEITO.OBS- A CASA AGTORA TEM TELHADO GRAÇAS ADEUS JA POSSO PINTAR...ÁS PAREDES DE FORA NÃO SÃO EMBOSSADAS NÃO SO DE DENTRO ,,PODE PINTA-LAS ASSIM MEMSO ÁS DE DENTRO.. irmaieda
    @msn.com ----- bruna.esag@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. Estou com um cliente que possui uma parede ja pintada e quer colocar gesso. Que devo fazer para prepara essa parede para o gesso?

    ResponderExcluir
  49. preciso saber como devo proceder para pintar portas de madeiras que ainda não foram pintadas

    ResponderExcluir
  50. as portas de meu apartamento são do tipo plancha e tem uma leve aplicção de verniz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc quer fazer uma pintura branca, deve primeiro lixar bem as portas para retirar o verniz, e aplicar uma demão de "pintoff" para retirar qualquer resquício de verniz, depois vc deve aplicar uma demão de fundo nivelador, após o mesmo, caso seja necessário, faça as correções com massa corrida, a partir daí vc pode começar a aplicação do esmalte, para um melhor acabamento vc deve usar o esmalte sintético a base de água rás, aplique no mínimo duas demãos. Sua porta está pronta !

      Excluir
  51. Muito bom o blog...dicas realmente de quem conhece...mas vamos ao que interessa...fiz uma ampliação na minha casa, porém o reboco que o pedreiro fez ficou muito fraco (a areia está soltando muito fácil)...passei uma de mão de fundo preparador nas paredes...o que faço agora...passo selador e depois a tinta final¿

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João, que bom que gostou do blog, obrigado.
      Se após a aplicação do fundo preparador de paredes o reboco nao voltou a soltar, como garantia aplique mais uma demão do fundo preparador de paredes, em seguida o selador acrílico e a tinta.
      Se o reboco continuar soltando aplique uma demão de bianco misturada com cimento em pó, misture bem, formando um liquido bem homogêneo e aplique com rolo de lã, depois aplique mais uma demão de fundo preparador de paredes e na seqüência o selador acrílico e a tinta.
      Bom serviço !

      Excluir
    2. obrigado pela dica Luiz

      Excluir
  52. BOA TARDE, ESTOU CONSTRUINDO E AGORA ESTÁ NA FASE DE PINTURA, SÓ QUE O MEU PINTOR APLICOU EXTERNAMENTE DIRETO NO REBOQUE NOVO, UMNA MÃO DE SELADORA ACRÍLICA, ESQUECENDO DO FUNDO PREPARADOR QUE DEVERIA SER APLICADO PRIMEIRO. AGORA VOU APLICAR TEXTURA DIRETO NA SELADORA OU DEVO EM CIMA DA SELADORA APLICAR PRIMEIRO UMA MÃO DE FUNDO PREPARADOR?? OU SERIA MELHOR APLICAR EM CIMA DA SELADORA(JÁ ESTÁ APLICADA)UMA MÃO DE FUNDO PREPARADOR E DINOVO UMA MÃO DE SELADORA??? QUAL SERIA A MELHOR OPÇÃO??

    ResponderExcluir
  53. Meu caro, na aérea externa sobre reboco não é necessário a aplicação do fundo preparador só utilizamos caso o reboco não esteja curado ou tenha pontos de umidade, em todo caso vc pode aplicar o fundo preparador sobre o selador acrílico já aplicado.
    Vc pode fazer um barrado de 1 metro de altura em volta de toda a casa para ajudar na umidade que sempre aparece nesses locais, mas se vc quiser e tiver produto sobrando pode dar mais uma demão de selador acrílico sobre o fundo preparador, e assim vc pode começar a aplicação da textura.
    Boa pintura !

    ResponderExcluir
  54. VALEU LUIZ GUSTAVO. MUITO OBRIGADO POR TIRAR MINHAS DÚVIDAS. UM ABRAÇO. E PARABÉNS PELO BLOG.
    RODOLFO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO SP.

    ResponderExcluir
  55. Bom dia!

    Estou encantada com este blog e já coloquei em meus favoritos.
    Gostaria de saber o que fazer no meu caso.
    Aqui em casa tem uma parede do quarto que deu infiltração.
    Descascou toda, meu tio que está fazendo a reforma tirou a parte ruim, passou nova massa com o impermeabilizante mas não quer fazer o restante até a parte final de pintar porque diz que não vai resolver.
    Eu preciso da parede pronta mas acho que ele não conseguiu ainda pensar em o que fazer para resolver.
    Está lá a massa horrível aparente.
    Quais passos posso indicar a ele agora?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandrinha que bom que gostou do blog, obrigado !
      Vamos por partes, 1º o problema da infiltração, isso tem que ser resolvido, caso contrário daqui um tempo a parede vai estar umida e descascando novamente.
      Caso o problema da infiltração já tenha sido resolvido, depois de passar a massa (como já foi feito), ele deve regularizar a parede com massa acrílica (ela tem uma resistência muito maior q a massa corrida) e depois pinta-lá ou aplicar uma textura de sua preferencia.
      Boa pintura !

      Excluir
  56. Bom dia, eu preciso pintar a minha casa pelo lado de fora, mais pelo que posso observar a pintura que foi dado nela é de péssima qualidade e uma camada muito fina de tinta. A pintura é cheia de pequenos carocinhos como se não tivesse veito nenhuma preparação para pintura como se a parede tivesse sido rebocada e já recebido a pintura sem nenhum preparo prévio. Em alguns lugares da parede, por causa da chuva criou mofo, pretejou e com a ação do tempo uma boa parte do rodapé da casa descascou e espos o reboco. Como devo proceder para pintar?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, primeiro vc deve retirar toda a pintura solta e lixar todos os locais a serem pintados, passe uma vassoura (na parede) para tirar o pó. Aplique uma demão de fundo preparador de paredes, depois uma demão de selador acrílico e aplique massa acrílica sobre todas as paredes. Nos rodapés eu aconselho a colocação de um rodapé cerâmico para evitar a umidade e o descascamento da pintura. Lixe a massa acrílica, depois aplique uma demão de selador acrílico e por fiml aplique a tinta acrílica na cor de sua preferencia. Boa pintura !

      Excluir
    2. Olá meu nome é helenice meu marido vai pinta o murosmuro de fora tem mão de.tinta pode.ja passa testura e pinta com tinta piso por favor me encima o passo a passo. Obrigado

      Excluir
  57. Olá, primeiramente, parabéns por compartilhar informações tão úteis. Bom, eu estou querendo pintar meu quarto, mas tenho algumas dúvidas: 1°) a pintura atual das paredes está muito deteriorada perto do rodapé. Em algumas partes a pintura caiu toda e está aparecendo o reboco. O que devo fazer? Devo passar o fundo preparador de paredes, depois massa corrida por cima, e só, então a tinta; E o que devo fazer nas partes com reboco aparente? Tem que passar a massa corrida e o fundo preparador de paredes vai na parede toda ou só nos locais onde a tinta caiu e está aparecendo o reboco?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Riomar, desculpe a demora, mas as vezes fica dificil conciliar tudo. Vamos lá ... Antes de qualquer coisa vc precisa descobrir de onde vem a umidade e sana-lá, caso contrario vc terá os mesmos problemas daqui um tempo. Depois disso vc deve retirar toda a pintura solta, para q a umidade não volte vc deve aplicar um impermeabilizante liquido nesses locais, depois que secar, vc pode aplicar uma demão de fundo preparador de paredes e uma demão de selador acrílico, caso precise aplicar massa corrida para deixar a aérea igual aplique sobre o selador acrílico, depois lixe bem a massa corrida e aplique a tinta sobre toda a superfície . Na parte onde está o reboco vc pode fazer o mesmo procedimento descrito acima. Boa pintura !

      Excluir
  58. Aló amigo Luiz, primeiro obrigado por compartilhar suas informações profissionais. Saiba que são poucas as pessoas que com essa dedicação e que gostam de sr prestativos. Efim, gostaria de saber como proceder com Forro de Gesso ACARTONADO? Primeiro passo fundo preparador e depois selador em seguida a tinta? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom William fico feliz em estar ajudando.
      Bem supondo que o gesseiro já deixou o forro acartonado pronto, ou seja, colocado fita nas emendas e aplicado o gesso liso por cima, partindo daí primeiro vc deve lixar bem toda a superfície tanto as placas quanto as emendas, depois aplicar uma demão de fundo preparador, massear todas as áreas, lixar e por fim pintar. Está pronto !

      Excluir
  59. ola luiz gustavo,vc fala tanto de selador acrilico.um tecnico de uma fabrica de tinta me desse que o selador só serve para economizar tinta, só mente,o que vc me diz, fiz uma pintura observando os criterio;tres meses depois soltou a tinta segundo os tecnicos selador de má qualidade,exite isto,repintei só com tinta soltou novamente.o que faço agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anônimo, primeiramente o produto selador acrílico não é utilizado para economizar tinta a função dele é melhorar a aderência da tinta sobre a superfície a qual vc irá pintar e como todo e qualquer produto deve ser utilizado só o de primeira linha de marcas confiáveis (Suvinil, Coral, Sherwin Willians, International e Renner).
      Sim existe selador de má qualidade, que é conhecido como produtos de segunda linha (com qualidade inferior e custo mais baixo) o selador acrílico penetra na parede na superfície abrindo caminho para uma melhor aderência da tinta e funciona como um fundo branco para melhorar a performance da pigmentação da tinta, todos os procedimentos devem ser observados e efetuados rigorosamente lembrando que entre uma etapa e outra a superfície deve estar totalmente seca, e tb se a tinta está descascando é pq vc tem algum problema na parede que deve ser identificado e sanado.

      Excluir
  60. patricia -dourados ms.28 de junho de 2012 às 07:23

    oi luiz!! seu blog me ajudou demais! obrigada pelas dicas! bem, minha duvida é sobre pintura em casa de madeira... ganhei uma casa q tem mais de 50 anos de construção, toda em peroba! o madeiramento por dentro está perfeito, mas por fora nas areas expostas ao tempo, algumas tábuas apresentam pontos de podridão... existe alguma solução para repar-a-las? não queria ter q trocar as tábuas (mesmo porque nunca vou encontrar tábua de peroba sem ser presa! rrss!)qual o procedimento passo a passo para a pintura externa? procedo como se fosse de alvenaria? desde já agradeço! abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia, No caso da madeira podre o ideal seria troca-lá por uma madeira nova mas como não é possível faça da seguinte maneira. Aplique um fungicida e um produto contra cupins. Em seguida vc pode recompor a madeira com massa F12 ou massa óleo utilizando uma coloração próxima da existente. Depois toda a madeira deve ser lixada para retirar restos de verniz e outros produtos para uma nova aplicação. Antes de enverniza-lá novamente (verniz de 1ª qualidade) o ideal é a aplicação de um produto anti fungos e cupins e posteriormente aplique o verniz (no mínimo 3 demãos). Boa obra !

      Excluir
  61. Olá... Sou Jaqueline Vieira e gostaria de uma ajuda. Resolvemos repintar uma parede por motivo de manchas de umidade (perto do teto). Finalizadas as demãos de massa corrida PVA e tinta toque de seda, observamos que surgiram novas pequenas bolhas no mesmo local e identificamos um problema com a calha. Fizemos a manutenção na calha e com o problema resolvido, iniciamos o processo de repintura. O pintor lixou a parede, aplicou nova demão de massa corrida PVA , lixou a parede e limpou e aplicou as demãos de tinta toque de seda novamente. Observamos o aparecimento de bolhas nessa nova pintura e agora em toda a parede. O que fazer neste caso? Pode nos orientar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jaqueline nesse caso é preciso que alguem inspecione o local pessoalmente para encontrar o ponto ou os pontos de infiltração, provavelmente vc tem aí outros pontos de umidade além da calha. Enquanto tiver umidade as bolhas voltarão a aparecer.

      Excluir
  62. Olá! Sou Fátima e preciso de uma orientação. Estou reformando minha casa. Algumas paredes são antigas e não são emassadas, receberam apenas pintura com tinta Suvinil; outras paredes são novas e estão no reboco. Gostaria de passar massa corrida nas paredes e teto, mas tenho medo que a massa corrida venha a cair por estar por cima de uma pintura antiga. Como devo proceder no preparo das paredes para não ter problemas? E nas paredes que são novas e estão apenas no reboco, a preparação deve ser diferente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima, nas paredes que possuem pintura vc deve aplicar uma demão de fundo preparador de paredes para posteriormente poder massea-las, se não a massa irá soltar da pintura antiga, após massear todas as áreas fazer os procedimentos normais de pintura. Nas paredes novas desde que o reboco esteja íntegro e sem umidade a massa pode ser aplicada diretamente e na seqüência os procedimentos normais da pintura. Boa obra !

      Excluir
  63. é possivel aplicar textura naquelas ceramicas churasqueiras, imitando tijolo a vista?

    ResponderExcluir
  64. Ola ...Sou Maurina e tenho uma parede daquelas ceramicas pequenas imitando tijolos a vista. É possivel passar textura nelas utilizando alguma técnica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maurina, sim é possível aplicar sobre a cerâmica, só que a textura acompanhará o desenho já existente, ou vc pode nivelar toda a parede deixando ela homogênea e aplicar a textura. Lembrando que nos dois casos vc deve aplicar o primer sobre a cerâmica para que a textura, a massa corrida ou a massa niveladora tenha aderência. Boa pintura !

      Excluir
  65. Boa tarde, estou com um problema em minha casa, é uma residencia nova, (não habitada ainda, em faze final de acabamento).
    No forro que é de gesso, o pintor usou inicialmente selador, depois aplicou fundo preparador e após massa corrida. Ate ai tudo bem, mas depois quando comecou a pintar, simplesmente descascou tudo onde foi pintado. Ele quer dizer que tem problema no selador. Mas ao meu ver, ele nao deveria ter usado selador e depois fundo preparador! Como seria o certo?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Charles o correto seria: primeiro precisa-se saber se o forro é de placas de gesso ou de gesso acartonado se for de gesso acartonado ele deveria ter lixado todo o forro e principalmente as emendas, agora o melhor é vc retirar toda a pintura solta, lixar novamente tirando todo o excesso que for possível e aplicar duas demãos de fundo preparador de paredes após a primeira aplicação durante a secagem veja se amoleceu mais alguma parte de pintura caso sim tirar tudo que estiver solto e proceder da mesma forma com a segunda demão do fundo preparador de paredes quando não tiver mais nenhuma parte de pintura ou massa corrida solta aí vc poderá aplicar o selador acrílico e dar seqüência masseamento e pintura. Boa pintura !

      Excluir
  66. Ola Luiz meu nome e Eduardo gostaria de saber se antes da textura do tipo marmorato é obrigatorio passar fundo preparador? minha parede é interna e pintada com tinta fosco, ou se eu passar apenas massa corrida e lixa ja e o suficiente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo, se a pintura estiver íntegra não é necessário aplicar o fundo preparador, mas para a aplicação do marmorato a parede deve estar bem lisa, se for necessário corrija as imperfeições com massa corrida. E vc deve aplicar de qualquer forma o selador acrílico (antes) que auxilia na aderência e funciona como um fundo branco pra não dar interferência na cor final.
      Boa textura !

      Excluir
  67. Olá Luiz Gustavo!
    As paredes da minha casa São rebocadas apenas com cimento e antes da pintura, passaram demaos de cal e depois pintaram com tinta em pó solúvel em água. Mas agora gostaria de pintar com uma tinta diferente. Qual o procedimento para pintar sem precisar passar massa corrida?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gessyanne, vamos lá , como vc pintou as paredes com uma tinta a base de cal, voce terá que fazer um tratamento pra poder aplicar uma tinta acrílica ou uma textura. Se a pintura for do lado de fora vc deve lavar as paredes e depois de secas, aplicar duas demãos de fundo preparador mais uma demão de selador acrílico e a tinta acrílica ou textura de sua preferencia. Lembrando que como a parede esta rústica a tinta ou a textura vai acompanhar o desenho dela.
      Se for internamente tire apenas a etapa da lavagem e proceda com o restante.
      Boa pintura !

      Excluir
  68. PREZADO LUIZ GUSTAVO,
    TAMANHA A SUA GENTILEZA EM PRESTAR ESCLARECIMENTOS AS INUMERAS INDAGAÇÕES QUE LHE SÃO FEITAS, NÃO PODERIA DEIXAR DE REGISTRAR AS MINHAS QUE SEGUEM A SEGUIR:
    1- A REPINTURA DE PAREDES INTERNA E EXTERNA DEVE SER SEMPRE LIXADA ANTES DA PINTURA E QUAL NUMERO DA LIXA A SER UTILIZADA?
    2- NA EXISTENCIA DE PEQUENAS FISURAS DA PAREDE É CORRETO UTILIZAR TIRA TRINCA OU MASSA P/ POSTERIOR PINTURA?
    3- TANTO NA REPINTURA QUANDO NA PINTURA NOVA EM QUE MOMENTO SE DEVE UTILIZAR O FUNDO PREPARADOR E O SELADOR?
    4- O REBOCO QUANDO ESTÁ SOLTANDO, EXTERNA E INTERNAMENTE, É CORRETO REFAZÊ-LO COM REBOQUITE OU NECESSARIAMENTE DEVE SER FEITO COM AREA E CIMENTO?
    GRATO PLAS INFORMAÇÕES QUE POSSA PRESTAR.
    ATENCIOSAMENTE. LUCAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lucas, vamos lá:
      1- Sim deve ser sempre lixada, tendo uma pintura lisa em bom estado utilize a lixa numero 150.
      2- Em trincas pequenas e fissuras pode usar o selatrinca que vc terá um bom resultado, mas se as trincas permanecerem (abrirem de novo) vc precisa descobrir a causa delas (problema estrutural, junção de materiais diferentes...) para depois fazer a correção.
      3- Na pintura nova vc deve aplicar o fundo preparador antes da massa corrida sobre o reboco que vai ajudar na agregação do reboco e na penetração da massa corrida ou acrílica, o selador acrílico deve ser aplicado sobre a massa corrida antes da tinta. Na repintura vc de aplicar o fundo preparador e o selador sobre a tinta antiga antes da pintura nova, o fundo preparador e aconselhável principalmente se vc tiver uma pintura muito antiga com partes soltas, sujeira, mofo etc. É sempre bom utilizar o selador acrílico porque além de ajudar na penetração da tinta ele deixa a parede uniforme para uma nova cor e economiza na tinta nova a ser aplicada.
      4- O reparo pode ser feito com reboquite desde que faça uma preparação no local para que a massa nova não destaque da massa antiga. Procure a causa da desagregação do reboco antes de iniciar o reparo.
      Espero ter ajudado. Bom trabalho !

      Excluir
  69. PREZADO LUIZ GUSTAVO,

    PODERIA INFORMAR QUAL É O PROCEDIMENTO CORRETO PARA APLICAÇÃO DE TEXTURA COM ROLO CABELO DE ANJO( TIPO CHAPISCO), POIS FUI INFORMADO QUE O CERTO É PASSAR A MASSA NA PAREDE COM DESEMPENADORA DE AÇO E APÓS PASSAR O ROLO SOBRE A MASSA, JÁ O PINTOR INFORMOU QUE DILUI A MASSA PASSANDO A MESMA COM O ROLO COMO SE TIVESSE PINTANDO. PENSO QUE AO DILUIR A MASSA P/ EFETUAR A TEXTURA COMO SE TIVESSE PINTANDO QUE DEVERÁ FAZER UMA SUJEIRA TERRIVEL COM AQUELE TIPO DE ROLO.
    ASSIM, QUAL É A FORMA CORRETA P/ APLICAÇÃO DESSE TIPO DE TEXTURA.
    GRATO
    LUCAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas o correto nesse caso é aplicação com o rolo como se estivesse pintando (como o pintor lhe informou), a textura rolada pra ficar mais grossa ou mais fina o efeito é dado de acordo com a diluição da textura.
      Cuidado para não diluir demais pois pode enfraquecer o produto.
      Bom trabalho!

      Excluir
  70. Prezado Luiz Gustavo
    nosso predio tinha pastilhas que foram removidas pois haviam vários vazamentos nas paredes externas,depois de corrigidas as falhas foi aplicado um selador e também o primer. Agora estão passando uma textura que está sendo preparada no local,a textura não é um produto pronto? mas o que observo é que parece um chapisco bem ralo e fino e que o que menos parece é textura, além de que há muitas imperfeições nas paredes e recortes.Poderia me esclarecer se o procedimento está correto? e também quanto a textura, o chapisco ralo não vai deteriorar rapido demais com apenas uma demão? li em algumas respostas que o ideal seriam duas demãos mas em se tratando de prédio não deveria ser um material com mais resistência, mais areia agregada até porque penso que textura é um produto pronto a ser aplicado. Por favor me oriente pois estamos pagando muito caro por esse serviço. Desde já agradeço. Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Virgínia, em relação as condições das paredes externas elas devem estar bem niveladas e feitas todas as preparações necessárias para que a textura cubra toda a parede por igual sem mostrar as imperfeições existentes na parede e que com o tempo ela nao venha desplacar por causa de uma base fraca. A texturas de fato é um produto pronto, você compra ele finalizado. Por ela parecer um chapisco pode ser por dois motivos, ou uma textura de rolo ou uma textura projetada que é aplicada em pistola com compressor, nos dois casos não a nenhum problema em utiliza-las desde q a aplicação siga todas as normas. Por parecer que a textura está rala, (em alguns casos ela pode ser diluída para facilitar a aplicação) pode ser q ele esteja diluindo "muito" a textura (com água).
      A textura deve cobrir toda a parede numa única demão, normalmente pra área externa não a necessidade de duas demãos. O material a ser utilizado deve ser uma textura acrílica que não deve misturar areia nem nenhum outro material.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  71. OLÁ LUIZ GUSTAVO
    MINHA CASA POSSUE UMA SALA COM TEXTURA DE MASSA ACRÍLICA IMITANDO CHAPISCO,GOSTARIA DE MUDAR ISSO. COMO PROCEDER PARA RETIRA-LA E PARA PINTAR NOVAMENTE COMO PREPARAR A PAREDE. VOCÊ É MUITO GENEROSO NOS AJUDANDO DE FORMA TÃO GENTIL. OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thelma, eu não recomendo retirar a textura pq é muito trabalhoso e custoso. Nesse caso vc deve nivelar a textura existente para pintar, vc pode nivelar a parede com massa acrílica ou para tornar mais fácil e rápido pode nivelar com argamassa de acentamento "de piso sobre piso" e fazer as ultimas correções com massa acrílica ou massa corrida PVA, por tratar-se de área interna. Depois é só pintar.
      Boa pintura !

      Excluir
  72. Ajuda para restaurar prédio de 3 andares com reboco caindo e ou rachaduras em alguns pontos. Uns recomendam textura para esconder correção e outros reboco e pintura.Qual o mais durável? E o mais econômico? Qual o procedimento correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, antes de mais nada é necessário descobrir porque o reboco está caindo e porque das rachaduras. Depois disso vc deve fazer a correção das rachaduras, retirar todo o reboco solto e nivelar todas a área para a aplicação do material de acabamento de sua escolha, se as paredes estão só no reboco a regularização deve ser feita com reboco para que toda a área tenha um mesmo material e não de diferença na aplicação do produto final. Agora sim vc pode aplicar por toda a área uma textura, o custo beneficio é muito melhor e ela proporciona um ótimo acabamento final. Boa pintura !

      Excluir
  73. meu pedreiro quer preparar a parede do meu ape antes da pintura passar gesso ,entao sou leiga no assunto quero saber se e correto este procedimento,ele disse que e melhor que fica mais lizinha .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim é correto aplicar o gesso liso para posteriormente pintar, o que deve ser observado é a correta preparação da parede para essa aplicação. Depois da aplicação do gesso liso vc deve lixa-lo e aplicar uma demão de fundo preparador de paredes para um melhor alastramento e cobertura da tinta. Boa pintura !

      Excluir
  74. ola,estou com um problemao aqui em casa,a tinta ta caindo,e tambem o reboco,o que será que esta acontecendo,isto acontece tanto por fora quanto por dentro,o que faco

    ResponderExcluir
  75. Oi, de acordo com a sua descrição vc deve estar com um problema sério, é difícil pra eu te falar o que pode ser sem ver, por isso aconselho que vc chame um profissional para um exame detalhado para descobrir a causa do problema. Boa sorte !

    ResponderExcluir
  76. to com duvida em dois aspectos:
    1- como preparar a parede e realmente o que usar na preparação. Fiz um serviço onde a a parede estava com uma parte rebocada, esse reboco foi feitos À 10 dias, a parede nunca foi emassada com massa corrida, como preparar essa parede para a pintra ou textura

    2- outra questão é qual a forma correta de fazer a textura com rolo e a textura rústica

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anônimo, em relação ao reboco vc deveria ter esperado de 20 a 30 dias para a cura para iniciar o trabalho de pintura, se vc deseja aplicar textura vc pode aplicar sobre o reboco obtendo um resultado mais rústico. Caso vc queira um resultado mais sofisticado vc deve emassar a parede e depois aplicar a textura. No caso deve ser uma textura que tenha um efeito mais liso com menos espessura. Para preparar a parede vc deve utilizar uma demão de fundo preparador de paredes e uma demão de selador acrílico tanto externamente quanto internamente.
      Se vc for emassar deve utilizar massa corrida internamente e massa acrílica externamente.
      A textura de rolo deve ser utilizada a massa especifica (designada na embalagem) e aplicar utilizando rolo emaranhado. A Textura rústica que vc se refere deve ser o "graffiato" que é aplicado com desempenadeira deixando certas partes riscadas com profundidade.
      Boa pintura !

      Excluir
  77. Olá Luiz Gustavo, Gostaria de saber como faço para repintar minha sala. As paredes são de gesso, porém a pintura está soltando, se possível também gostaria de saber qual o tipo de tinta é mais apropriada para paredes de gesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a tinta está soltando é possível que não tenha sido feita a preparação correta ou que existam pontos de umidade. Vc deve procurar a causa para depois iniciar as correções necessárias: sanar a infiltração (caso exista), retirar as partes soltas de pintura, aplicar primer para gesso (fundo preparador de paredes), regularizar (massa corrida) e iniciar a repintura. Vc deve usar tinta acrílica de primeira linha.
      Boa pintura !

      Excluir
  78. olá Luiz Gustavo,gostaria de tirar umas dúvidas,estou fazendo uma repintura na minha casa, as paredes estavam com reboco esfarelando na parte de baixo e a pintura estava descascando. A textura que foi colocada não teve nenhuma preparação. Comecei tirando o reboco que estava caindo e fiz novo reboco, comecei a tirar a textura que estava descascando mas para minha surpresa a textura saiu com muita facilidade saindo quase toda, ficando em poucos lugares. Quando tirei a textura que estava descascando ficou no reboco e o reboco está velho caindo areia como faço já que quero emassar e colocar tinta acrílica? Não quero mais textura. Como proceder nas partes que coloquei reboco novo? E como faço nas partes que o reboco é velho soltando areia? E também nas partes que tem textura? Quero emassar e colocar tinta acrílica. Por favor me ajude. Você é muito prestativo, sei que irá me ajudar. Sandra Faustino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, primeiro vc deve retirar tudo o q estiver soltando, textura, pintura, reboco esfarelando... E recompor com o reboco novo de preferencia colocando na mistura um impermeabilizante. Vc deve verificar se o reboco esta soltando por ele ter sido mal feito ou se pq vc tem pontos de infiltração q estão causando esses problemas,se for o caso vc deve tratar esses pontos e só depois fazer o reboco novo. Depois vc deve aplicar uma demão de fundo preparador sobre todas as áreas, inclusive no reboco novo, mas somente depois que ele estiver curado (seco), isso irá ajudar a mostrar se existe mais algum local com problema, então vc deve massear todas as áreas com massa acrílica, deixando a parede uniforme para posterior pintura, depois da ultima demão de massa aplicada e lixada aconselho aplicação de uma demão de selador acrílico antes da tinta acrílica.
      Me desculpe a demora, espero que minha ajuda ainda esteja em tempo.
      Boa pintura !

      Excluir
  79. Olá Sr. Luiz Gustavo muito boa noite, fui convidado a pintar a casa do meu sogro, e em seguida aplicar uma textura em uma parede. Mas não sei nem como preparar, estou precisando de uma orientação técnica, qual é o segredo desta aplicação? . Estou precisando desta resposta até o dia 10/01/2013, ficarei grato pela resposta.

    Muito obrigado!

    Atenciosamente,

    Antonio Ivamberto Soares

    ResponderExcluir
  80. Olá Sr. Luiz Gustavo boa noite, faltou eu perguntar, qual é os materiais adequado para aplicação da textura? .

    Muito Obrigado!

    Atenciosamente,

    Antonio Ivamberto Soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antônio, a casa do seu sogro já deve estar pintada, por isso os procedimentos sao os seguintes: Caso tenha pintura solta ou umidade ou outros problemas vc deve retirar todas as partes soltas, tratar os problemas existentes, regularizar todas as áreas afetada , lixar todas as paredes deixando as áreas mais porosas, aconselho aplicar uma demão de selador acrílico em todas as paredes para a cor debaixo nao interferir, melhorar a aderência da tinta e reduzir o consumo, economizando na tinta. Vc deve usar tinta acrílica fosca de 1ª linha e aplicar no mínimo duas demãos. Para aplicar a textura vc deve seguir os procedimentos de preparação que estão aqui no Blog (no post de como preparar textura) e aplicar a textura de sua escolha, existem varios tipos de textura com acabamento mais e menos rústico e só escolher.
      Caso precise de informações mais especificas e só perguntar.
      Boa pintura !

      Excluir
  81. Olá Luiz Gustavo, parabéns por se dispor ajudar as pessoas, coisa muito rara hoje em dia. Gostaria de sua ajuda para a fachada de minha casa cuja parede foi toda trabalhada com alguma técnica antiga que desconheço mas que é muito comum em casas antigas, é tipo uma textura granulada e irregular, com pequenos caroços que não saõ pedras e sim de cimento, porém são arredondados. Acontece que quando vi o pedreiro já havia trocado a porta e as janelas mas nao atentou para a uniformidade da textura próximas às peças instaladas, deixou alí o reboco liso normal. Assim que agora tenho texturas diferentes numa mesma parede, e pior, o contraste entre elas mostra claramente que foi reformada. Como a textura antiga é bonita e combina com a fachada eu gostaria de mantê-la,mesmo pq fica mais barato restaurar pequenas partes do que refazer toda a fachada. Porém, tenho pesquisado na internet e apesar de parecer ser uma técnica simples e rudimentar não consigo achar nada a respeito. tentei misturar cimento cal e areia e respingar com a brocha, mas nao deu certo.Vc sabe me dizer qual técnica se trata, e como fazê-la? Desde já te agradeço imensamente. Abraços.

    ResponderExcluir
  82. Olá Luiz Gustavo, fui eu quem escreveu a postagem acima e voltei aqui apenas para dizer que enfim descobri o enígma da textura na minha fachada. É nada mais que um chapisco pintado trocentas vezes, o que conferiu a tal suavidade nos granulos da textura.O difícil agora será recompor algo semelhante nos retalhos, mas enfim, ao menos já sei do que se trata. Obrigada e Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que vc conseguiu descobrir e agora vc pode restaurar as áreas danificadas, pra ter o efeito desejado mais rapido na formulação do chapisco adicione pedriscos pequenos q tem uma forma mais arredondada pra na primeira pintura já fique próxima a existente.
      Desejo q consiga um bom resultado ! Boa pintura !

      Excluir
  83. Olá Luiz Gustavo! Veja se pode me ajudar?! O quarto dos meus filhos, que tinha pintura fosca sobre massa fina passou por reforma recentemente. Devido as intervenções, optamos pela massa corrida e sobre ela, tinta toque de seda, devido a facilidade com a limpeza. Só que surgiram inúmeras bolhas.... O pintor então raspou, reaplicou a massa e repintou! Adivinha?! As bolhas voltaram!!! O que me sugere? Obrigada! Flavia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, antes de mais nada vc precisa descobrir o porque dessas bolhas, ou vc tem focos de umidade ou problemas com a qualidade do produto.
      A pintura antiga tinha esse tipo de problema ?
      Não sei como o pintor fez, mas ele deveria ter preparado a parede (pintura antiga) aplicado fundo preparador e selador acrílico antes de aplicar a massa corrida, além de melhorar o rendimento, mostra se vc tem algum tipo de problema na parede? Espero ter ajudado !

      Excluir
  84. minha casa está pintada por dentro com tinta branco gelo e gostaria de passar massa corrida, portanto gostaria de saber qual o procedimento a tomar.A parte externa da casa ainda não foi pintada,gostaria que você me desse uma dica também.
    Desde já agradeço;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para aplicar massa corrida internamente vc deve lixar bem a pintura existente tornando a parede porosa e aplicar uma ou duas demãos de massa corrida dependendo de como está sua parede, lembrando que vc deve lixar entre as demãos de massa corrida. Na parte externa como vc nao disse a situação das paredes para vc ter uma pintura lisa convencional deve ser aplicado uma demão de fundo preparador de paredes para agregar bem o reboco existente depois vc deve aplicar quantas demãos forem necessárias de massa acrílica para obter o resultado desejado, lembrando q vc deve lixar entre elas e na demão final antes da aplicação da tinta, vc pode aplicar uma demão de selador acrílico antes da tinta e por ultimo aplicar uma tinta acrílica de primeira linha. Boa pintura !

      Excluir
  85. Prezado Luiz, parabéns pelo excelente blog e obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.

    Preciso de sua orientação no seguinte: tenho um cômodo para aplicar grafiato novo, pois já existe grafiato aplicado nele (textura sobre textura).

    O cômodo está assim: duas paredes têm grafiato PINTADO (tinta acrílica), a outra parede tem metade grafiato (também pintado com tinta acrílica) e metade com reboco novo (foi necessário refazer parte da parede para solucionar umidade).

    A quarta parede somente está pintada com tinta acrílica.

    Como disse antes, a intenção é passar novamente grafiato nas 4 paredes.

    O procedimento descrito a seguir é o correto?

    1º) aplicar fundo preparador em todo o cômodo (incluindo no reboco novo);
    2º) com massa acrílica (mais resistente que a corrida), preencher os riscos dos grafiatos já existentes, para que a textura antiga não se confunda com a nova, e corrigir qualquer leve imperfeição da parede pintada;
    3º) aplicar selador acrílico em todas as paredes;
    4º) pintar.

    Se o procedimento descrito é correto, ainda questiono: na parede pintada, o correto é, antes de tudo, lixá-la para eliminar o brilho. Contudo, as paredes com grafiatos também estão pintadas com a mesma tinta. Devem ser lixadas também?

    Solicito, então, sua ajuda para proceder corretamente nessa reforma.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  86. Ah, Luiz, corrigindo o post acima, o correto no item 4º não é pintar, mas, sim, aplicar novo grafiato.

    Obrigado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  87. Ah, Luiz, corrigindo o posto acima, o item 4º acima não é "pintar", mas "aplicar novo grafiato".

    É isso.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O procedimento está correto, não há necessidade de massa acrílica pode ser massa corrida por ser área interna e é mais fácil de trabalhar. Em relação ao grafiato o nivelamento está correto, está correto também o lixamento da tinta na parede lisa e na parede com grafiato .
      Boa pintura !

      Excluir
  88. pergunta: olá, minha casa nunca foi pintada,(por dentro )e em algumas partes o reboco está se soltando,o que fazer para acertar e pintar, já que está no cimento e bem rústico, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc tem deve regularizar esse reboco com massa fina ou alguma massa pronta de base cimenticia, caso tenha algum ponto de umidade deve ser sanado antes da regularização. Pra vc ter uma pintura lisa vc deve regularizar todas as áreas com massa corrida. Se tiver possibilidade o ideal antes da regularização é vc aplicar uma demão de fundo preparador de paredes e uma demão de selador acrílico. Boa pintura !

      Excluir
  89. saiu o apartamento do meu filho, fomos pintar eestava com uma tinta branca, comprei uma lata de suvinil grande e gastei toda a lata em um apartamento de 57m, só o teto deu para fazer a 2 demão, o que devo fazer uma pessoa mais entendida acha que a tinta branca da parede era gesso, como continuar, Sônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia vc precisa saber exatamente o que estava na parede, porque a absorção muda. O rendimento normal de tinta sobre tinta é de 100 m2 com 2 demãos por lata.

      Excluir
  90. Olá muito interessante este site,o meu problema é que a minha casa é feita nova a quase 2anos e a pintura está a cair (escamar se)em algumas partes de todos os compartimentos e começa mais na parte do fundo á beira dos rodapés seguindo para cima,será de humidade que têem as paredes ou as paredes não levaram o devido tratamento para levar a pintura,obrigado por respnder.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, de fato num caso assim com certeza as paredes não levaram o devido tratamento, e estão descascando por umidade, o que é natural é a umidade ser ascendente por isso ela está acima dos rodapés.
      Antes de iniciar qualquer procedimento de pintura vc deve identificar todos os pontos de umidade e sana-los. Boa sorte !

      Excluir
  91. Ola, gostaria de uma informação qdo fomos reformar a casa, a parede da sala estava descacando meu marido raspou o que estava descascando, aplicou a massa corrida e depois que secou lixou pintamos na cor vermelho escuro, mas a parede ficou manchada e agora gostaria de fazer textura neste caso como proceder.
    Posso passar a textura direto na parede ou terei que prepara-la primeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc pode aplicar a textura direto sobre a tinta já existente porém como ela ficou manchada temos duas hipoteses ou ainda tem umidade(nesse caso vc precisa encontra-la e sana-la), ou houve uma falha na aplicação da tinta pois as cores escuras são mais dificeis de serem pintadas

      Excluir
  92. Olá Luiz, me chamo Emerson e não tenho nenhuma experiência de pintura, mas em breve serei pai e gostaria de preparar o quatro de minha filha, porém estou com um problema e tenho dúvida e como resolver. A questão é que minha casa e bastante úmida e no referido quarto às paredes apresentam mofo devido a umidade do solo, primeira mente gostaria de saber se preciso raspar a parede toda ou do às partes que apresentam mofo, e se antes da pintura o que seria melhor fazer. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emerson, vc tem que raspar as partes que apresentam mofo e deve tratar (impermeabilizar) toda e qualquer umidade, vc pode aplicar um impermeabilizante liquido que funciona como uma pintura final. Isso te ajuda no custo e pode resolver o seu problema. Boa pintura !!!

      Excluir
  93. Ola Luiz, me ajuda haha, eu to com uma parede na cozinha com tinta a oleo e quero passar gesso na casa ,pode passar por cima da tinta a oleo ,ou tem que lixar ate sair tudo ,confesso que nao estou querendo lixar a parede pois tenho alergia .
    Obrigada Amanda Bruno .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda seu caso é um pouco mais complicado, vc tem que remover (não lixar) toda a tinta a óleo, aplicar um removedor (pintoff) e só assim o gesso liso terá aderencia, o ideal era vc fazer outro tipo de pintura onde vc aplicará um produto que de aderencia entre uma tinta e outra.
      Boa pintura !

      Excluir
  94. olá luiz, estou com um problema passei selador na parede e depois textura mais onde cai aguá da chuva fica mole e de cor diferente o que posso fazer para fica uniforme,e firme a textura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natan, isso não deveria acontecer, pq provavelmente a textura que vc aplicou é acrílica. Então ou vc tem um problema interno na parede ou o produto aplicado está apresentando anormalidade.
      Boa sorte !

      Excluir
  95. Oi Luiz, eu estou com uma parede que foi pintada com cal, eu lixei e raspei ela toda, e pintei e ainda assim esta descascando por causa da cal, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  96. Oi Lucas, o ideal seria vc lavar a parede com uma escova (de cerda rígida) para retirar todo o cal, se isso não for possível, vc deve aplicar produtos para agregar o cal ainda existente e poder receber outro produto. Boa pintura !

    ResponderExcluir
  97. Sim mais qual selador deve ser aplicado, vc pode dar o exemplo algumas marca?

    ResponderExcluir
  98. Oi Luiz, bom dia, eu gostaria de saber se é possível aplicar textura na superficie de um revestimento, o motivo que as cores do revestimento nao combina com a cor da parede e talvez eliminado o piso com textura resolveria existe como fazer ou não?

    ResponderExcluir
  99. Oi Luiz, boa tarde.
    Gostaria de fazer textura rustica em uma das minhas paredes da sala.Meu apartamento é novo e as paredes estão muito boas, porem é pintado com tinta acetinada. Já comprei a textura branca e a tinta, mas não sei se tenho que lixar a parede antes por ela ser acetinada.Pode me ajudar

    ResponderExcluir
  100. ola Luiz
    Quero saber o tempo que se deve aguardar para aplica a textura após o aplique da seladora.

    ResponderExcluir
  101. Amigo, estou em obra nova, reboco novo, dentro vou passar massa corrida, e fora textura projetada, pode me indicar o produto a ser passado e em quantas demão. vou passar esse produto que ira indicar agora, porem o acabamento so farei daqui 1 ou 2 anos.... precisarei retocar essa preparação?? Obrigado e sucesso!

    ResponderExcluir
  102. Olá! Um abençoado 2014 pra vc!

    Gostaria de saber, como proceder em uma parede do quarto que é conjugada com o banheiro e já teve infiltração que já foi sanada. Agora tenho uma parede com um buraco onde o reboco soltou(mostrando areia), qual o procedimento para preparar essa parede para receber uma nova pintura? Necessito da resposta urgente, se for possível, pois tenho pouco tempo de férias para que seja feito o trabalho. Atenciosamente!!!

    ResponderExcluir
  103. amigo Luiz Gustavo, as paredes externas da minha casa nunca viu pintura estou fazendo uma reforma em casa e vou fazer pintura externa só que a parede na quina ou borda, esta com pequenas rachaduras (fissuras) não sei se do tempo ou da massa fina, o que devo fazer? (se ja tiver essa pergunta de outra forma é que já pedi informação e não sei se chegou até vc obrigado)

    ResponderExcluir
  104. Olá, quero pintar o quarto da minha filha mas as paredes tem um cal tingido de rosinha que possui 11 anos, ao passar a mão nas paredes não sai nenhum resquício do cal. Qual produto passo antes da tinta? Pois as casas de tinta estão discordando se só o selador ou só o preparador ou ainda ambos, e qual tinta interna de melhor custo beneficio? obrigado

    ResponderExcluir
  105. ola amigo ,, vou fazer no meu quarto uma textura estrelato,, mas a parede esta amaciada e pintada e em boa qualidade,, quero saber se é preciso só usar o selador acrlico pigmentado na cor da textura, ou se eu preciso usar o fundo prepador tamem..obrigado

    ResponderExcluir
  106. Olá amigo, comprei um galão de textura na cor marfim. Só que, quando o abri vi algo que sinceramente não esperava. Uma massa super grossa que não me dava se quer condições de enfiar o rolo. Acabei por desistir,fechar o galão e voltar ao depósito onde a comprei,chegando lá o vendedor me falou que a mesma deveria ser diluida com água até eu consegiir manipulala com o rolo. Queria que você por gentileza me orientasse a respeito deste prlcedimento.
    Obs: Vi um vídeo no youtube que ensina a pintar com textura, no vídeo ele abre o galão e já vai mergulhando o rolo sem problema.

    ResponderExcluir
  107. BOA TARDE AMIGO
    NÃO SOU PINTOR MAIS ESTOU QUERENDO PINTAR MEU AP QUE COMPREI, O ANTIGO DONO PASSOU TINTA ÓLEO NO TETO E EM ALGUMAS PAREDE SIM E EM OUTRAS NÃO MAIS DEIXO EXCESSO SERÁ QUE POSSO PASSAR MASSA CORRIDA OU DEVO PASSAR UM FUNDO PREPARADOR EM TODAS AS PAREDES.

    ResponderExcluir
  108. oi boa tarde... minha casa esta sendo construida e esta rebocada por dentro e fora so rebocada, e deu uma chuva forte e ontem percebi que pelo lado de dentro ficou toda a parede com manchas de umidade tipo marcando bem os tijolos... gostaria de saber se isso aconteceu pq choveu e pelo lado de fora a parede molhou muito e como ainda nao tinha recebido nenhum tipo de produto ou pq esta com infiltração ???

    ResponderExcluir
  109. Boa noite
    Preciso muito da sua ajuda:
    Rstou com paredes novas de gesso e o pintor nao aplicou o selador
    Estou aplicando látex de cores fortes estou na terceira demão e ainda aparecem falhas
    Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  110. Boa noite
    Preciso muito da sua ajuda:
    Rstou com paredes novas de gesso e o pintor nao aplicou o selador
    Estou aplicando látex de cores fortes estou na terceira demão e ainda aparecem falhas
    Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  111. Olá, estou passando textura em uma parede na minha casa, porém esta ficando com as marcas de imenda usando o rolo, só que se passo novamente para retirar ou crio uma nova imenda ou tiro o efeito da textura, como devo proceder nesse caso, pois vou passar a tinta encima provavelmente irá ficar marcada está imensa. Estou usando a textura mais liquida não grossa.

    ResponderExcluir
  112. Boa noite!
    posso molhar a parede apos lixar, é a primeira pintura, parede virgem, para remover todos os resíduos?

    ResponderExcluir
  113. Boa noite!
    posso molhar a parede apos lixar, é a primeira pintura, parede virgem, para remover todos os resíduos?

    ResponderExcluir
  114. Minha casa está em faze final, pedi para o pintor passar textura para combater umidade so que antes ele ja tinha passado seladora e agora com a chuva a textura está esfarelando, o que pode ter acontecido? o que devo fazer para resolver este problema? Alexandre

    ResponderExcluir
  115. Olá, bom queria saber se eu preciso lixar antes de repintar a parede no lado de fora e se preciso usar algum produto... Agradeço desde já. Abraço Taliston

    ResponderExcluir
  116. Hei amigo presciso de uma ajuda sua estou fazendo uma reforma na minha casa,e a minha casa ja e emassada com massa corrida e pintada com tinta fosco,mais ela tem um problema foi mal emassada lixaram mais ou menos e pintaram,e agora eu estava pensando emassar novamente e pintar com tinta semi brilho,mais a minha duvida e posso passar massa corrida encima dessa tinta fosco que foi pintada nessa parede que foi mal emassada.
    Responder

    ResponderExcluir
  117. Bom dia!

    QUERO USAR TEXTURA RUSTICA, MAS MINHA PAREDE ESTA PIINTDA. POSSO USAR UM SELADOR POR CIMA DA TINTA, E DEPOIS APLICAR A TEXTURA? SO O SELADOR VAI DEIXAR A PAREDE ASPERA PARA RECEBER ATEXTURA?

    SELMA



    ResponderExcluir
  118. Boa tarde!
    Minha parede externa já tem textura, porém muito fina. Como devo prepara-la para receber uma nova textura ?

    ResponderExcluir
  119. Boa tarde!
    Na minha parede externa tem textura muito fina, estou querendo passar outra textura por cima, como preparo a parede pra isso ? lembrando que nos rodapés saiu o reboco e tive que rebocar novamente, como faço com esses remendos ?

    ResponderExcluir
  120. olá, preciso refazer pequenos reparos em uma textura rolada, como devo preparar a parede, posso passar a textura rolada em cima da existente?

    ResponderExcluir
  121. Boa tarde
    a parede da minha casa foi pintada com cal, fica sempre aquele pozinho saindo. pretendo passar textura nas paredes. passei fundo preparador de paredes, logo apos primer, mas esta descascando muito facil, isso antes mesmo de passar a textura. O que posso fazer para resolver o problema?

    ResponderExcluir
  122. Olá boa tarde! A minha casa é uma construção antiga. A parede externa é de chapisco. Como eu devo proceder para fazer textura? ou grafitismo? Muito obrigada. Eliana Menezes

    ResponderExcluir
  123. Boa noite Luis Gustavo. Gostaria de saber se posso passar textura no teto, ja está com tinta antiga, e ja lixada. Posso aplicar direto sem selador e sem preparador se parede? Grato.

    ResponderExcluir
  124. Boa tarde Luís gustavo; para fazer uma textura a parede tem que estar calfinada?

    ResponderExcluir
  125. Olá, tô querendo colocar textura nas paredes da minha área externa, já está pintada com tinta semi brilho e tem muitas imperfeições, acha que teria que cobrir as imperfeições com argamassa antes de passar a textura, qual o procedimento correto?

    ResponderExcluir
  126. A parede já tem textura. Posso passar a textura novamente ou tenho que fazer algo. Lembrando que a parede JÁ está pintada com textura a três anos e está boa.

    ResponderExcluir